10 maneiras de ficar mais inteligente


10-maneiras-de-ficar-mais-inteligente

Seria bom se todos pudessem comprar inteligência ou simplesmente apertar um botão e saber tudo. Mas ficar mais inteligente também depende de você, e você pode seguir algumas destas 10 maneiras para estimular seu cérebro:

10. Comer peixe

Os peixes oleosos são muito ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 que é responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neuro-transmissão. O DHA é um ácido necessário para o desenvolvimento cerebral do feto e segundo vários estudos existe uma grande ligação entre dietas à base de peixe à redução do declínio mental com a idade avançada. Testes com Omega-3 em ratos não mostraram melhora nas habilidades cognitivas.

9. Beber chá

A cafeína encontrada no chá verde e preto faz o corpo pegar no tranco e afia a mente. Não é recomendado tomar café e energéticos. Para que se tenha um ganho cerebral satisfatório, faça pausas regulares para beber chá. O ideal é consumir em pequenas doses durante o dia do que tomar uma única grande dose.

8. Nada de pânico

Se por um lado um leve nervosismo pode melhorar o desempenho cognitivo, períodos prolongados de stress intenso nos transformam em neandertais. Tente controlar a sua respiração.

7. Leitura lenta

É balela o fenómeno conhecido por “leitura dinâmica”. Pelo menos se seu conceito de “leitura” significa compreender o texto. Segundo alguns estudos, os leitores rápidos têm um pior desempenho quando questionados sobre o texto. A resposta motora da retina, e o tempo que a imagem leva para ir da mácula para o tálamo e em seguida ao córtex visual para processamento, limita os olhos para cerca de 500 palavras por minuto, em eficiência máxima. Um estudante universitário comum alcança,cerca da metade disto.

6. Exercícios moderados

Pesquisadores italianos relataram que pessoas que com mais de 65 anos e que tem o hábito de andar cerca de 9 km por semana de forma moderada tem 27% menos chance de desenvolver demência do que adultos sedentários. Para os pesquisadores a prática de exercícios pode melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro.

5. Testes de inteligência

É muito importante praticar os tipos de questões que aparecem nos testes de inteligência. Ao se preparar para problemas verbais, numéricos e espaciais, típicos dos exames psicrométricos, você pode melhorar o seu escore.

4. Dormir

Tirar uma breve soneca talvez possa irritar o seu chefe. Mas informe à ele que, na verdade, você merece uma promoção de acordo com os últimos resultados dos estudos sobre o sono. Uma soneca rápida pode melhorar a sua memória, mesmo que dure apenas seis minutos.

3. Jogar consola

Se você não ainda não comprou aquela consola de última geração tão desejada, agora talvez tenha um argumento mais forte para conseguir um: “Você não quer que eu tenha uma coordenação visual e motora inferior, quer?” Agora você pode falar que alguns jogos o tornam mais inteligente assim como o Brain Age, da Nintendo. Depois de esforços cuidadosos os jogadores “sentem seus cérebros rejuvenescerem”.

2. Aeróbica

De acordo com alguns estudos, estudantes que praticam exercícios aeróbicos diários ajudam a construir matéria cinza e branca no cérebro de adultos com mais idade. Já nas crianças observou-se uma melhor performance em exames cognitivos.

1. Descobertas

Aprender coisas novas reforça o cérebro, em especial se você acreditar que pode aprender novas coisas. E isso acaba se tornando um círculo vicioso: Quando você pensa que está tornando-se mais inteligente, você estuda mais, criando mais conexões entre os neurónios.

Fonte: noticiaspopulares