6 coisas que os pilotos de avião NÃO CONTAM aos passageiros


6. O sinal do cinto de segurança é esquecido com frequência

“Esquecemos-nos de ligar o sinal de apertar os cintos de segurança com frequência, pois no meio de tantas tarefas consideradas ‘mais importantes’, essa passa despercebida”, afirma um piloto anónimo no fórum de perguntas do site Quora.

“Algumas vezes esquecemos de acender as luzes do cinto de segurança, e às vezes esquecemos de desligá-las… isso é bem comum”.

Mas é importante manter os cintos apertados durante todo o voo.

5. O maior perigo não é a turbulência

Se sempre achaste que o avião poderia cair facilmente quando abana intensamente no ar, estás errado, pois o risco nesses momentos turbulentos não chegam nem perto da aterragem e da decolagem. Segundo o piloto Patrick Smith, as turbulências praticamente não representam perigo à aeronave. Por outro lado, os momentos mais tensos são a aterragem e a decolagem. “Esses sim oferecem um risco maior, e pedem 100% da atenção dos pilotos”.

4. Os raios atingem os aviões frequentemente

Um avião sofre os efeitos de um raio pelo menos uma vez por ano. “Meu pai foi piloto durante 20 anos, e segundo ele, os aviões são sacudidos por raios o tempo todo”, conta um usuário do Reddit.

3. Evita tomar o cafezinho a bordo

Segundo um piloto anónimo do fórum de perguntas e respostas do Quora, geralmente a água potável servida no avião não é nada agradável, pois “é tratada com produtos químicos pesados para que não floresçam bactérias indesejáveis. E ai o café fica “estranho”, pois o gosto mau do café do avião não é do café em si, mas sim da água utilizada…

2. Telemóveis ligados dentro do avião não vão fazê-lo cair

Os comissários de bordo sempre solicitam que se desliguem os telemóveis durante o vôo, mas na verdade, eles não representam uma ameaça séria para a aeronave. Recentemente, vários países do mundo, estão a autorizar o uso de telemóveis e outro dispositivos durante os vôos, afinal, segundo utilizadores do Quora, alguns pilotos utilizam os seus telefones quando estão sem comunicação na aeronave, por exemplo…

1. A comida do piloto é um grande segredo!

Na hora da refeição, o piloto e o co-piloto recebem comidas diferentes, e eles são proibidos de dividir as suas refeições e guloseimas. Essa norma deve, e é cumprida, à risca para o bem de todos a bordo, afinal, se algum prato ou alimento não estiver bom (por motivos naturais ou não), o outro estará de pé para concluir o voo (e principalmente a aterragem). A comida que sobra também não pode ser deitada no lixo ou armazenada para consumo posterior, pois caso seja necessário, ela deverá (e será) enviada para análise.

Gearbest flash-sale promotion