Peritos garantem que cerveja hidrata tanto como água após exercício


Um grupo de peritos realçou em Cáceres, Espanha, os benefícios do consumo moderado de cerveja após a prática de exercício físico e assegurou que esta bebida hidrata tanto como a água.

O estudo, citado pela agência espanhola Efe, foi hoje apresentado numa aula organizada pelo Centro de Informação Cerveja e Saúde, que pretende promover o desporto como uma actividade social para fomentar hábitos de vida saudáveis.

cerveja n

Manuel Castillo, professor de Fisiologia da Universidade de Granada, afirmou que as conclusões deste estudo se baseiam numa investigação realizada em conjunto com o Conselho Superior de Investigações Científicas sobre “a idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico dos desportistas após o exercício físico”.

O consumo moderado de cerveja — entre duas a três ‘imperiais’ por dia para os homens e de uma a duas para as mulheres -, quer a tradicional quer a sem álcool, após a prática de desporto, em condições de elevada temperatura ambiental e abundante transpiração, “pode permitir recuperar as perdas hídricas, da mesma forma que a água”, referiu.

Para Castillo, “é muito importante que fazer exercício seja associado a um momento de prazer, para que haja continuidade”.

Assim, o docente defendeu que divulgar os resultados desta investigação pode ajudar a que o desporto se converta num “ato social”.

Para colocar em prática o estudo, a jornada prevê uma corrida de quatro quilómetros no campus universitário, que inclui cervejas e aperitivos após cruzar a meta.

Fonte: Lusa/SOL