Por que é que os homens demoram a entender as mulheres?


mulher1

Dá para arriscar uma lista de motivos, com ou sem comprovação científica. Mas, com o aval da ciência, por hoje, só essa explicação aqui: porque eles demoram muito para captar e decifrar as expressões faciais. Ou seja, nem sempre conseguem perceber, só pelo olhar, se a pessoa ao lado está de bom ou mau humor, chateada, feliz ou deprimida. E nessa ainda podem levar a fama de insensíveis.

Quem percebeu essa “falha” foi um grupo de psiquiatras da Universidade de Edimburgo, na Escócia. Eles fizeram o teste com 25 homens e 22 mulheres. Todos tiveram de analisar fotos dos rostos de pessoas desconhecidas e dizer se pareciam aprazíveis ou não – se pareciam interessantes e bem humoradas o suficiente para bater um papo, conhecê-las. Os cientistas mediram quanto tempo cada pessoa gastou, em cada foto, para fazer o julgamento. E, em geral, os homens demoraram mais do que as mulheres.

Durante a avaliação, os cientistas escanearam o cérebro dos participantes. E o cérebro masculino precisou trabalhar muito mais na hora de decifrar as expressões faciais. “Nossas descobertas sugerem que os homens desenvolveram estratégias para melhorar a falta natural de empatia, como intensificar as actividades cerebrais para entender essas pistas sociais”, explica Stephen Lawrie, líder da pesquisa.

Mas eram mulheres desconhecidas. Com o tempo e intimidade, provavelmente, eles aprendem a reconhecer e decifrar qualquer sorriso torto.

Fonte: abril