S E X O deixa as pessoas mais inteligentes


S E X O deixa as pessoas mais inteligentes

Um estudo recente mostra que praticar s e x o pode melhorar a performance e aumentar a neurogénese (a produção de novos neurónios) na parte do cérebro onde as memórias de longo prazo são formadas, o hipocampo. Os cientistas da Universidade Maryland, nos Estados Unidos, descobriram que ratos de meia-idade que fizeram s e x o apresentaram mais sinais de melhoria da função cognitiva e da “função do hipocampo”, indica artigo publicado pela “The Atlantic”.

Ter relações sexuais também ajuda a balancear os efeitos do stress crónico, de acordo com um estudo conduzido pela Universidade Konkuk de Seoul (Coreia).
A experiência feito com ratos revelou que a actividade sexual pode ser útil “para a neurogénese no hipocampo adulto e a função de memória de reconhecimento contra as acções supressivas de stress crónico.” A revista questiona se o contrário pode acontecer: “pessoas mais inteligentes fazem mais s e x o?”.
Infelizmente a resposta é “não”. Na verdade, adolescentes mais inteligentes tendem a começar a vida sexual mais tarde. Ter uma grande memória diminui a probabilidade de uma iniciação sexual precoce dos adolescentes, de acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, realizado em 2012.

Para os que sonham em ficar mais inteligentes apenas com s e x o, a chefe do Centro Colaborativo de Neurociência da Universidade Rutgers, Tracey J. Shors, avisa que não é assim tão simples. Muitas actividades podem aumentar a velocidade com que novas células cerebrais nascem, mas apenas a aprendizagem com esforço, aumenta sua sobrevivência. “Você pode fazer novas células com o exercício, Prozac e s e x o”, disse a psicóloga. “Se você fizer o treino mental, você vai manter mais células vivas que você produzir. E se você fizer ambos, você terá o melhor dos dois mundos –você está fazendo mais células e as mantendo mais vivas.”

Fonte: F5