Será a canção vencedora do Festival da Eurovisão um plágio?


Internautas holandeses acusam Only teardrops de plagiar I surrender, canção de 2002 de uma banda chamada K-Otic.

O Festival Eurovisão da Canção pode ter perdido a aura glamorosa de outrora, pelo menos em Portugal, mas continua a ser um acontecimento seguido por milhões e comentado além da cerimónia. Ainda Emmelie de Forest está a festejar a sua vitória de sábado, em Malmö, na Suécia, com Only teardrops, e já vê a sua glória ameaçada. “Plágio!” é a acusação que cai em catadupa nas redes sociais holandesas.

Para os internautas holandeses indignados, Only teardrops, sucessora de Puppet on a string, de Sandie Shaw, ou de Waterloo, dos ABBA, no livro de honra do Festival Eurovisão, não será então mais que um plágio descarado de I surrender, uma canção de 2002 dos K-Otic, grupo holandês de vida curta (esteve activo entre 2001 e 2003). Partilham, isso é certo, uma melodia inicial de flauta que surge de forma recorrente ao longo da canção.

O burburinho nas redes sociais foi amplificado pelo De Telegraaf, que ouviu um produtor e jurado de programas televisivos, Eric van Tijn. Este reconheceu que a introdução de flauta é claramente igual, nota a nota, mas que essa é a única semelhança entre as duas canções. Sietse Bakker, porta-voz da Eurovisão, por sua vez, declarou à agência Novum que “existe uma diferença entre plágio e soar a uma outra canção”. E acrescentou: “Todos os anos alguém diz que uma [canção] concorrente soa a outra canção, mas pela minha experiência, nunca se chega à conclusão que se trata de plágio.”

Entretanto, o El País dava conta de que a voz da canção alegadamente plagiada, Bart Voncken, não se apercebera das semelhanças enquanto assistia à cerimónia. Foi o que contou em entrevista à rádio holandesa 3FM, acrescentando que, apesar da coincidência de várias notas, não considera que se possa considerar Only teardrops um plágio.

Portugal esteve ausente do festival por questões financeiras, mas os fãs portugueses têm, depois da cerimónia de sábado, motivos para continuar a viver de perto a Eurovisão. Ouvindo e dando a sua opinião. Only Teardrops é ou não um plágio de I surrender?

Fonte: Publico